Grupo Pão de Açúcar (GPA) contrata agência anglo-brasileira para aperfeiçoar a comunicação interna em sua rede de lojas

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Agência Sherlock Digital utilizará metodologias britânicas para otimizar o fluxo de informações na comunicação interna da maior rede varejista do Brasil

O Grupo Pão de Açúcar (GPA), maior rede varejista do Brasil e segunda da América Latina, anuncia a contratação da agência Sherlock Digital para prestar serviços de consultoria para apoiar a comunicação interna da sua rede de lojas, formada por mais de 2.100 pontos de venda. A agência anglo-brasileira será responsável pela elaboração do planejamento de comunicação, auditoria, soluções digitais e quadros de medição, bem como de uma série contínua de campanhas visando dar uma maior eficácia à comunicação interna entre as diretorias de negócios e os pontos de venda do GPA.

 

Encarregada de desenvolver uma estratégia de longo prazo para melhorar a eficiência na comunicação via e-mail, a Sherlock Digital atuará como uma equipe externa e de apoio à área de Comunicação Lojas do Grupo. A agência irá desenvolver ações e ferramentas que visam à diminuição da dependência do e-mail na comunicação interna, de modo a reduzir custos operacionais, melhorar a produtividade e gerar novas oportunidades de negócios.

 

Considerando a importância da comunicação interna às operações de negócios, estávamos procurando uma agência com credenciais de expertise de estratégia e de consultoria compatíveis com nossa empresa. A Sherlock Digital nos impressionou com a profundidade de sua compreensão de nossos objetivos de negócios, assim como pela clareza do seu pensamento sobre como devemos conduzir este processo de mudança cultural”, afirma Vivian Machado, coordenadora da área de Comunicação Lojas.

 

Viviane Cordeiro, sócia diretora da Sherlock Digital, explica que “o foco da agência é implementar soluções e processos digitais, por meio de campanhas multimídias, para criar uma nova cultura e compreensão da comunicação interna. Temos como objetivo mudar as percepções e a prática da utilização do e-mail para a comunicação da estratégia de negócios às lojas, conscientizando e engajando os envolvidos no processo”.

 

A capacidade de implementação da metodologia britânica de planejamento e mensuração de comunicação à realidade digital das empresas brasileiras foi um dos fatores decisivos na contratação da agência, diz Vivian Machado. “Vimos um grande diferencial em ter à nossa disposição a metodologia de planejamento e mensuração britânica, assim como uma equipe internacional que demonstra forte compreensão do tamanho e da complexidade do mercado brasileiro. A agência nos apresentou uma estratégia ousada e uma série convincente de campanhas e soluções que demonstraram claramente a capacidade de manter o Grupo Pão de Açúcar como uma empresa inovadora na área de comunicação interna.”

 

Unir as metodologias de comunicação britânica à criatividade brasileira está entre as inovações que a Sherlock Digital oferece às empresas do país, implementando as melhores práticas do mercado internacional nos processos de comunicação nacional. “Entendemos a necessidade de melhoria no processo de comunicação via e-mail do Grupo do Pão de Açúcar e buscamos por meio de nosso know-how criar ferramentas e processos de comunicação suficientes para fornecer uma melhoria que possa ser mantida em longo prazo. Muito além da ação, queremos garantir a aceitação genuína e o apoio de todos os colaboradores”, explica Viviane Cordeiro.

 

Sobre a Sherlock Digital
Fundada em 2013, com sede em Londres e São Paulo, a Sherlock Digital (www.sherlockdigital.net) apresenta uma maneira diferente de Consultoria de Comunicação Digital. A união da metodologia britânica de planejamento e mensuração de comunicação, trazida pela experiência de cada um membro da equipe permite oferecer aos clientes planejamento, insight e consultoria, soluções e serviços técnicos, além de gerenciamento e avaliação de campanhas. A Sherlock Digital combina experiências e expertises internacionais, trabalhando com uma grande variedade de empresas como companhias blue-chip, organizações globais para star-ups, instituições sociais a entidades de caridade.

Sobre o Grupo Pão de Açúcar
O GPA é o líder no segmento varejista do Brasil e opera com aproximadamente 1.500 lojas em 19 estados e no Distrito Federal. Com 51 centros de distribuição, sua atuação é sustentada por uma estrutura multi-formato, que permite atender às necessidades de consumidores de diferentes regiões e classes socioeconômicas com um equilíbrio entre supermercados (Pão de Açúcar e Extra Supermercado), hipermercados (Extra Hiper), lojas de produtos eletrônicos/eletrodomésticos (Ponto Frio e Casas Bahia), lojas de proximidade (Minimercado Extra), atacado de autosserviço (Assaí), postos de combustíveis, drogarias e operações de comércio eletrônico (Extra.com.br, PontoFrio.com, CasasBahia.com.br).

 

Para mais informações:

Rodrigo Thedim, Sherlock Digital
rodrigo@sherlockdigital.net

Skype: rtsilvado

 

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Trabalhos iniciados em Março/2014.

Grupo Kosé entra no setor brasileiro de cosméticos com agência anglo-brasileira

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Agência Sherlock Digital responderá pelo desenvolvimento das ações digitais,
 de comunicação e marketing da marca e seus produtos.


O Grupo Kosé, um dos fabricantes de cosméticos mais respeitados do Japão e que está comemorando 70 anos de fundação em 2016, chega este mês no mercado nacional com o lançamento do site www.kosebrasil.com.br.

Assinado pela agência Sherlock Digital, o portal é apenas o primeiro passo da estratégia de relacionamento Kosé com o consumidor brasileiro e dá início a parceria da agência anglo-brasileira com a fabricante japonesa na missão de expor o que há de melhor em pesquisa, tecnologia e desenvolvimento de produtos aplicados ao segmento de Beauty Hair.

O Diretor Geral da Kosé Brasil, Marcelo Carneiro, explica que o perfil diferenciado da agência foi o fator determinante para o início da parceria: “A Sherlock Digital une a metodologia britânica de planejamento e mensuração de comunicação com a criatividade e dinamismo da comunicação digital brasileira, características essenciais para entrar no mercado brasileiro de forma estratégica. Outro fator decisivo foi nossa necessidade de contar com um atendimento que vá além do tradicional. Precisamos de gente que faz e se senta do nosso lado da mesa”.

No desenvolvimento das ações para o Grupo Kosé, a Sherlock Digital aplicará todo seu know-how em comunicação e marketing digital, adquirido por meio da experiência de seus profissionais na atuação em agências de comunicação e publicidade, consultorias, bancos, seguradoras, universidades e varejistas no Reino Unido e no Brasil.

Em sua atuação no Brasil, a agência reúne cases de sucesso em um portfólio diversificado envolvendo os mais diferentes campos do marketing digital.  Entre eles estão trabalhos realizados para companhias como GPA (Grupo Pão de Açúcar), FGV-EESP (Fundação Getúlio Vargas – Escola de Economia de SP), Robert Half©, IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores), organizações globais, start-ups, instituições sociais e de caridade.

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Sobre o Grupo Kosé: Fundado em 1946, o Grupo Kosé é uma das maiores indústrias de cosméticos do Japão. Com matriz localizada em Tóquio, a indústria é conhecida globalmente por sua forte capacidade de investimento em pesquisa e tecnologia para o desenvolvimento de produtos exclusivos, assim como reconhecida pelos consumidores por seus cosméticos de alta qualidade. Entre as marcas fabricadas pelo Grupo estão Stephen Knoll New York (SKNY), Decorté, Jill Stuart New York e Sekkisei.

 

Para mais informações:

Rodrigo Thedim, Sherlock Digital
rodrigo@sherlockdigital.net

Skype: rtsilvado

Digital Marketing Analyst

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A Sherlock Digital está em busca de um novo talento.

– Pró atividade, facilidade com números, criatividade, resiliência
– Conhecimento de plataformas de ecommerce (Magento, WComm)
– Conhecimento GA, AdWords (com capacidade de criar e gerir campanhas)
– “Fluência” digital

Educação
– Graduação completa em Design, Administração, Propaganda ou áreas correlatas
– Pós é diferencial
– Inglês avançado (mínimo) ou fluente

Responsabilidades
– gestão operacional de ecommerce (atração, conversão, fidelização, recompra)
– gestão de redes sociais
– gestão de campanhas PPC
– análise de métricas e desenvolvimento de apresentações de resultados aos clientes
– habilidades em criação (banners, imagens etc.)

Contratação PJ – Local Morumbi

Você se encaixa nesta descrição? Mande AGORA um email com seu CV e sua pretensão salarial para recrutamento@sherlockdigital.net .

COMUNICAÇÃO MOBILE – 6 etapas para a construção de uma estratégia eficaz

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Como construir uma estratégia mobile verdadeiramente eficaz? Por que tantas empresas ainda não preparadas para investir neste canal?

Uma pesquisa publicada recentemente pela Econsultancy e Adobe ajuda a esclarecer estas e outras questões. Realizada com 4.000 comerciantes globais, a análise apontou que quase dois terços das empresas pretendem aumentar os seus investimentos em comunicação mobile em 2015, mas, entre elas, apenas 34% têm uma estratégia de longo prazo definida.

Por que tão poucas empresas têm sido capazes de implementar este tipo de estratégia? Em meu ponto de vista, há uma teoria simples para explicar este fenômeno.

Para a maioria das pessoas, o conceito “móvel” é confuso. Ele pode ter muitos significados possíveis. Pense nisso: Para você, o que realmente significa uma ação de comunicação que envolve o modelo mobile.  Investir em App, dispositivo tablet, sites responsivos, tecnologias para utilização da equipe interna ou experiência do consumidor?

A lista de possiblidades e contextos é vasta e pode, naturalmente, conduzir a falta de foco na estratégia da ação.

Mas, ao invés de gastar mais tempo estudando sobre a semântica da palavra, eu sugiro uma abordagem diferente.
Em vez de pensar o modelo de comunicação via móvel como um canal ou uma tecnologia diferenciada, aconselho refletirmos sobre o que realmente envolve uma ação móvel, assim como a respeito da necessidade de um pensamento diferente em relação à esta ferramenta.

Quando uma empresa decide adotar a estratégia mobile, isso exige uma mudança de cultura sobre a sua forma de comunicação, de planejamento de campanhas e projetos, assim como a respeito das entregas de comunicação (interna e externa). Estes são os pontos nos quais investimento tempo e orçamento e, por isso, merecem nossa total atenção. Além disso, a implementação do mobile também requer uma transformação na capacidade da empresa em contar com uma equipe preparada, possuir processos de back-end e estruturas sólidas de apoio contínuo às atividades móveis.

Para se desenvolver uma estratégia móvel eficaz, a longo prazo, há seis etapas básicas que toda empresa precisa seguir:

1. Comece com a análise de seu público-alvo e da base de usuários. Onde há potencial dentro da minha rede de relacionamento para aumentar o uso do mobile?  Quais são os tipos de interação do meu público com a marca hoje? Em alguns contextos, isso pode se apresentar tão simples como o relacionamento da empresa com sua equipe de vendas. Aliás, se você é uma empresa B2B, a sua equipe de vendas é um forte público para a audiência móvel.   Pense sempre em como poderia acontecer esta interação. Por exemplo, levante informações sobre as preferências em dispositivos e os modelos de aplicativos mais populares entre seu público. Conheça sua rotina diária e as expectativas desta interação, isso pode ajudá-lo a alcançar o sucesso na ação. É necessário surpreender e agregar algum valor dentro deste contexto, para assim alcançar o engajamento esperado, principalmente dos primeiros usuários.

2. Procure alinhar a ação mobile aos objetivos de negócios da empresa.  Qual é o objetivo de negócio e o que pretendo alcançar nos próximos dois anos? Quais são os possíveis obstáculos a serem superados para atingir esses objetivos? Existem oportunidades mobile que contribuem na conquista dos objetivos de negócios, mas é preciso ser cauteloso na análise sobre o quanto esta solução é necessária para a realidade da empresa. Muitas vezes, outros formatos de campanhas e canais digitais podem ser igualmente eficazes a curto prazo. A falta do pensamento estratégico no objetivo da ação muitas vezes resulta na realização de dois ou três projetos-pilotos, sem o retorno esperado, até que se consolide um plano móvel global de sucesso. As ações mobile possuem algumas exigências específicas que outros canais não necessitam, por isso é preciso analisar o contexto de todas as outras atividades digitais existentes, assim como a estratégia adotada. Como Vincent Stuhlen, responsável para divisão digital da L’Oreal Luxe, disse recentemente: “uma companhia não deve ter uma estratégia móvel porque tudo deve ser mobile”. Iniciativas mobile existem para apoiar o seu negócio, e não o contrário.

3. Avalie sua forma particular de utilização do mobile. Pense sobre sua relação com o dispositivo móvel. Eu imagino que esta tecnologia acompanha você desde a hora em que você acorda até a última coisa que você verifica antes de ir dormir. Se o celular tem uma grande prioridade em sua vida particular e na dos consumidores em geral, certamente também apresenta uma alta preferência na sua empresa e entre seus colaboradores. Inicie discussões com o alto nível gerencial sobre uma estratégia inicial que envolva diferentes departamentos e partes interessadas. Identifique as eventuais necessidades, as oportunidades e os públicos de interesse para começar a colocar “a ideia” de um projeto de comunicação por celular em prática.

4. Conquiste a colaboração dos departamentos e funcionários. Para construir uma estratégia eficaz você precisa do engajamento dos públicos para criar um grupo de apoiadores internos em toda a empresa. Este grupo será essencial para disseminar a ação por meio da educação sobre a utilização da ferramenta, assim como para mostrar seus diferenciais e atributos de melhoria de processo para todos os envolvidos. Isto não se trata somente de uma pessoa ou do trabalho de um departamento, para ser bem-sucedido o sistema colaborativo na implementação da estratégia é fundamental.

5. Desenvolva um case de negócio apropriado. É preciso adequar o projeto aos prazos e necessidades de todos os departamentos envolvidos (vendas, comunicação, RH etc.). Realizar uma pesquisa prévia, qualitativa e/ou quantitativa, para buscar informações sobre as expectativas dos públicos em relação a comunicação, é essencial para criar uma solução de resultados. Um projeto com base em dados concretos, a longo prazo, tem mais chances de resgatar o investimento realizado, seja em recursos humanos, financeiros e materiais. Com a pesquisa é possível estabelecer importantes métricas de ROI, fator que contribuirá na orientação do orçamento, assim como na justificava e defesa do investimento frente aos gestores com poder de decisão.

6. Finalmente, seja ousado ao investir no projeto. Cada nova iniciativa envolve algum elemento de risco calculado. Investir em ações de mobile, algo relativamente novo para grande parte das empresas, pode ser uma ótima maneira de demonstrar sua atenção em relação à melhoria dos processos e ferramentas de trabalho da equipe. Com um grupo motivado, sua marca cria uma rede de colaboradores engajados e com um sendo compartilhado de responsabilidade sobre o sucesso da empresa. Trabalhar em equipe, dividindo histórias de oportunidade inovadoras (de sucesso ou não), assim como a experiência adquirida ao longo do caminho é ir muito além de contribuir para o crescimento profissional dos envolvidos, mas também motivá-los a segui-lo!

Entenda mais sobre os nossos projetos e entre em contato conosco.

Imagen: Maurizio Pesce

COMUNICAÇÃO INTERNA – nossa experiência

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Mensagens na comunicação interna: e-mail, boletim, mural ou multimídia. Qual deles está de acordo com a estratégia de sua comunicação?

Queremos convidá-lo para uma reflexão sobre a importância da escolha de um formato apropriado para promover sua mensagem em uma campanha de endomarketing.

Partimos de um questionamento básico: Sua rotina agitada e cheia de incêndios para serem apagados a cada dia permite que você pense e desenvolva formatos diferenciados e personalizados para comunicar ações e programas de endomarketing de forma estratégica?

Sabemos que na maioria dos casos isso não é possível. A busca pelo apoio de uma equipe externa para ajudar no planejamento, desenvolvimento e execução de estratégias diferenciadas é uma tendência dentro das grandes empresas é uma realidade para a Sherlock Digital. Entre nossos cases, temos um dos maiores grupos do setor varejista do Brasil.

A área de comunicação interna desta rede varejista tinha como desafio diminuir a quantidade de e-mails diários enviados das áreas administrativas aos pontos de venda. Com uma estratégia planejada, em parceria com a agência, nasceu o Programa Agiliza – Comunicação Objetiva, uma iniciativa que visava a centralização da comunicação entre as áreas internas e as lojas. A programação de horários para envio da comunicação e a utilização de um único canal para contato com as lojas trouxe uma forte mudança na cultura de comunicação para centenas de gestores e precisava ser compartilhada.

Considerando que a premissa do programa era a redução de e-mails, assim como a agilidade e objetividade propostas na campanha, a Sherlock entendeu que seria primordial criar uma forma de comunicação de acordo com a nova cultura: redução de e-mails, agilidade e linguagem objetiva.

Neste cenário, e baseada em uma pesquisa previamente aplicada, a agência propôs e criou um recurso multimídia com identidade visual característica do programa, recursos gráficos para facilitar o entendimento e uma linguagem apropriada e objetiva de acordo com o perfil do público. O vídeo, utilizado em um evento estratégico organizado por nós, apresentou o novo programa simultaneamente para centenas de gerentes. Vale ressaltar que a agilidade proposta pelo programa também estava presente durante todo o planejamento: o processo de apresentação completa do programa, benefícios e razões para a implementação (com base em pesquisas conduzidas), bem como esclarecimento de dúvidas, foi concluído em apenas 6 minutos.

A comunicação por meio de ações multimídia e marketing digital é um forte know-how da agência que pode ser aplicada na comunicação interna de sua empresa. Entenda mais sobre os nossos projetos e entre em contato conosco.

MUNDO DO MARKETING – Notícias de destaque

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Notícias internacionais em comunicação e marketing digital podem agregar conhecimento e contribuir para a escolha de estratégias mais adequadas para a sua empresa. Por isso, selecionamos algumas notícias e matérias que podem ajudá-lo na gestão de sua área:

1. A possível volta do MySpace: quase esquecida pela mídia, em novembro de 2014 a rede social aumentou em 575% seu número de usuários (em relação ao mesmo período em 2013).

Veja mais (AdWeek)

2) A importância da comunicação personalizada: Coca Cola automatizou esforços de marketing em campanha e foi prejudicada pela própria estratégia.

Mais informações (AdWeek)

3) Como melhorar os resultados no Facebook: imagens adequadas, ações segmentadas e publicações em horários estratégicos são algumas das dicas disponíveis na matéria.

Acesse aqui (SocialMediaExaminer)

4) A incrível evolução dos aplicativos para mobile: documento detalha o acelerado progresso desta tecnologia desde a primeira iniciativa realizada por Steve Jobs, em 1983.

Leia o artigo completo (AdWeek)

5) Eventos internacionais de Comunicação: MBO15 Digital Marketing Conference, Social Media Masters Summit e The Incite Summit: West são algumas das oportunidades de atualização profissional.

Saiba mais (SocialMediaExaminer)

IMPRESSÃO DIGITAL: Marketing B2B

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Ações de marketing de experiência do cliente e marketing de conteúdo são as grandes apostas das marcas para 2015.

Analisar as suas estratégias da marca e definir as prioridades de investimento em comunicação e marketing não são tarefas fáceis, mas conhecer as melhores práticas das empresas pode ser um ponto de partida para a tomada de decisão.

Uma pesquisa internacional, recentemente publicada, apresenta quais são as prioridades de investimento em comunicação e marketing para 2015 de importantes marcas. O levantamento aponta que 22% dos entrevistados projetam ações de marketing de experiência com o cliente e veem neste trabalho uma das principais oportunidades para este ano, seguido pelo marketing de conteúdo, mencionado por 15%, e de ações por meio de celular, com 13% das menções.

Estes resultados e prioridades seguem a tendência de trabalho aplicada aos nossos clientes em nível internacional, e isso é muito bom! Mas, ao invés de concentrar nossa atenção apenas nos termos ‘marketing de conteúdo’, ‘mobile’ e ‘experiência do cliente’, devemos entender como cada um deles se constituem e quais as oportunidades que oferecem à marca. Não devemos fazer marketing de conteúdo porque ele é ‘bom e está na moda’, mas porque ele é estratégico e traz resultados à empresa.

Sobre isso, acredito que a pergunta chave é: Quais são os fatores que contribuem efetivamente para uma campanha de marketing de conteúdo bem-sucedida, uma estratégia móvel de resultados ou um trabalho otimizado de experiência do cliente?

Pensando de outra forma: o que há em comum no desafio de se desenvolver a experiência do cliente, as ações de meio móvel e o marketing de conteúdo?

A resposta: a integração de negócios.

Assim como a experiência do cliente, as ações no meio móvel e o marketing de conteúdo podem ser considerados os temas da moda no momento, o termo “mídia social” há alguns anos era o assunto de destaque. Mas, vale ressaltar, que o desenvolvimento de uma estratégia para qualquer uma dessas disciplinas não é o papel de uma pessoa ou departamento – há múltiplas partes interessadas. Uma estratégia bem sucedida e de longo prazo deve ser baseada em objetivos de negócios mais amplos, integrando as necessidades e prioridades de todas as áreas da empresa.

Se estamos falando de “marketing de conteúdo”, precisamos definir especificamente qual será o conteúdo. Devemos pensar em como este conteúdo vai agregar valor à experiência do cliente, em como podemos desenvolvê-lo para reforçar nossa estratégia de negócios de maneira mais ampla. Além disso, temos questionamentos importantes para responder, entre eles: para qual público-alvo você deseja divulgar esta mensagem e qual é a abrangência da sua campanha? Qual será a sua base de desenvolvimento dentro do negócio (pesquisa e desenvolvimento, comunicação, atendimento ao cliente, vendas etc.)?

Em relação a mobile devemos levantar perguntas como: de que maneira este canal pode contribuir para o melhor funcionamento geral do negócio? Podemos considerar a ação como uma avanço para a área de vendas, suporte de comunicação interna, entre outras?

Fica claro que a resposta para ambas as perguntas não pode ser encontrada isoladamente por um departamento de marketing, comunicação ou TI, por exemplo.

Reflita sobre isso de outra maneira, agora mais simples: ao entrar em contato ou ser contatado por uma marca, o cliente não se importa em saber qual é o departamento com o qual está conversando, ele simplesmente vê a marca e espera uma experiência única. Se houver uma diferença marcante nas experiências entre os serviços de atendimento ao cliente e o de representação de vendas, por exemplo, o resultado é uma impressão negativa apenas sobre a marca e não sobre as diferentes áreas envolvidas.

As empresas bem sucedidas planejam seu conteúdo, experiência do cliente e estratégia mobile com este raciocínio. E você?

Para alcançar o sucesso a longo prazo é fundamental desenvolver um processo de planejamento detalhado e colaborativo, baseado em dados e estrutura de gestão. Desta forma é possível evitar armadilhas nas primeiras tentativas de ações nestes campos, entre elas: aplicativos móveis redundantes, campanhas isoladas e não mensuráveis, experiências de clientes inconsistentes, entre outras.

Como tal, as tendências destacadas na pesquisa devem ser vistas não apenas como chances para melhorar as práticas de marketing, mas sim como oportunidades dos departamentos de marketing e e outras áreas em provarem o seu valor e aumentando seu potencial dentro de estruturas estratégicas mais amplas.

Ao conduzir e integrar outras áreas de negócio nestas iniciativas, o impacto do sucesso será automaticamente notado e reconhecido por toda a organização.

O que você acha?

Baixe a pesquisa completa aqui.

DE OLHO NA LUPA: Marketing de conteúdo

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VIVIANE CORDEIRO
Marketing de conteúdo: histórias que envolvem sua marca e vão além de um bom storytelling. Mas, você sabe como contar a sua história?

O marketing de conteúdo é um formato de comunicação muito praticado pelas empresas internacionais e que está chegando ao Brasil com força total. Ele se resume em uma maneira personalizada de comunicação que visa não apenas vender um produto ou serviço, mas sim oferecer conteúdo relevante e de qualidade, gratuitamente, que proporciona ao público-alvo o esclarecimento de dúvidas, a resolução de problemas e o aumento do conhecimento sobre questões que façam parte da expertise da empresa. É a busca do engajamento por meio da informação.

O planejamento desta tendência internacional de comunicação para sua marca exige conhecimento sobre algumas questões importantes:

Pesquisa: procure informações sobre quais são as necessidades e interesses de seu público em relação ao universo que envolve seu produto e/ou serviço.

Objetivo: questione qual é o perfil/oferta da marca que pode gerar empatia com o perfil do público.

Personalidade: crie uma identidade /personalidade própria para falar com o público.

Linguagem: escolha um estilo editorial apropriado e que possa ser utilizado igualmente nos diversos canais de comunicação da empresa.

Foco: centralize seu esforço em redes de comunicação consolidadas e que são adequadas ao perfil do seu público.

Blog e redes sociais: utilize como canais blog e/ou redes sociais, mas sempre bem formatados, monitorados e atualizados por profissionais capacitados.

Conteúdo: desenvolva uma comunicação consistente e coerente contando histórias que abordem temas de know-how da sua empresa.

Plataforma adequada: proporcione agilidade e alta acessibilidade ao conteúdo. Blogs em plataformas inadequadas, ou com tecnologias ultrapassadas, dificultam a comunicação e demonstram falta de cuidado com a marca.

O segredo do marketing de conteúdo é a forma como as mensagens e histórias sobre sua marca são contadas. Somente uma pessoa pode contar uma história, por isso a definição de uma personalidade para a marca, ou seja, transformá-la em uma locutor humanizado, pode ser essencial para o sucesso da ação. Além disso, o discurso desta pessoa (marca humanizada) precisa estar de acordo com os hábitos de seu público dentro dos canais e redes de comunicação acessíveis à ele.

Existem metodologias de comunicação que ajudam as empresas a levantar o perfil e hábitos do público de interesse, estabelecer a personalidade da marca, assim como orientar a estratégia de desenvolvimento de conteúdo e formar mensagens e histórias que despertam engajamento com a informação.

Nossa experiência e metodologia própria podem ajudá-lo. Venha conversar conosco sobre marketing de conteúdo.

VISTO DE FORA: Integração digital – Virgin Atlantic

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Virgin Atlantic: aplicativo web e mobile, tweets ao vivo e imagens do flickr. Uma experiência virtual personalizada para clientes de qualquer lugar do mundo.

Há dois meses a Virgin Atlantic lançou uma campanha global above-the-line com o mote: “Let if fly” (deixe voar). A mensagem da campanha é focada especificamente nos desejos de viagem de seus clientes, e segue alinhada a proposta das campanhas anteriores, baseadas no serviço e experiência do cliente com o voo. Produzida para TV, cinema e outdoor, a ação é composta por anúncios que promovem os destinos da Virgin Atlantic destacando as variadas experiências proporcionadas em cada um deles.

Experiência de viagem no ambiente digital

Por meio de um aplicativo para web e mobile, a marca conseguiu transportar as experiências dos seus consumidores para o ambiente digital, inspirando o seu público-alvo com filmes personalizados que geram destinos de viagem de acordo com as preferencias do cliente em potencial.

Ao acessar o “Let it fly ” o usuário é automaticamente reconhecido por sua localização (Estado/Cidade/País). Com base neste dado, o sistema propõem sugestões de malas de viagem para que o cliente escolha a que mais está de acordo com o seu desejo de destino.

De acordo com a preferência individual pelos itens de uma das opções propostas, incorporada a localização e tempo do usuário, o aplicativo gera um filme personalizado (aliando tweets ao vivo e imagens Flickr) propondo destinos, locais e atrações adequados ao gosto do usuário. Cada filme recomenda um roteiro personalizado e completo com pontos turísticos, restaurante, sugestão de pratos específicos, entre outros. Tudo isso visando proporcionar uma experiência virtual de como se passar uma tarde e/ou noite perfeita para aproveitar ao máximo seu destino.

Nosso ponto de vista:

A campanha above-the-line está cheia de matérias ricos e muito bem produzidos, mas, como acontece com qualquer campanha global, o maior desafio está na forma de personalização do conteúdo, tendo em vista que é essencial torná-lo relevante aos usuários on-line, localizados em diferentes países e territórios.

Ao oferecer um elemento interativo, que permite a seleção de itens com base no perfil e preferências do usuário, a Virgin Atlantic associa esta informação com a localização física do usuário e propõe um destino de viagem personalizado. O aplicativo apresenta um grau de personalização e relevância de conteúdo muito a frente dos geralmente vistos em grande parte das campanhas publicitárias.

Mais do que isso, a integração do sistema com os tweets ao vivo e imagens do flickr oferece de maneira imediata, vida à experiência, mostrando o que está acontecendo no local de destino naquele momento, fazendo-o parecer mais vibrante e proporcionando uma experiência genuína ao usuário. O que não seria possível na utilização de imagens e conteúdos estáticos.

Pensando no processo da conversão desta experiência em realização de negócios à marca, a campanha digital exibe rotas claras para se encontrar mais informações. A tela final permite aos usuários ver os destinos recomendados num mapa, acessar o guia da cidade e reservar voos. Há também o incentivo para compartilhar o aplicativo através mídias sociais. A campanha desafia os usuários a divulgar sua “mala pessoal” nas mídias sociais com a possibilidade de ganhar voos para o destino recomendado.

Esta campanha vale nosso destaque: altamente estratégica, claramente difundida e de alto impacto entre o seu público alvo em diversas localidades.