COMUNICAÇÃO INTERNA – nossa experiência

int coms

Mensagens na comunicação interna: e-mail, boletim, mural ou multimídia. Qual deles está de acordo com a estratégia de sua comunicação?

Queremos convidá-lo para uma reflexão sobre a importância da escolha de um formato apropriado para promover sua mensagem em uma campanha de endomarketing.

Partimos de um questionamento básico: Sua rotina agitada e cheia de incêndios para serem apagados a cada dia permite que você pense e desenvolva formatos diferenciados e personalizados para comunicar ações e programas de endomarketing de forma estratégica?

Sabemos que na maioria dos casos isso não é possível. A busca pelo apoio de uma equipe externa para ajudar no planejamento, desenvolvimento e execução de estratégias diferenciadas é uma tendência dentro das grandes empresas é uma realidade para a Sherlock Digital. Entre nossos cases, temos um dos maiores grupos do setor varejista do Brasil.

A área de comunicação interna desta rede varejista tinha como desafio diminuir a quantidade de e-mails diários enviados das áreas administrativas aos pontos de venda. Com uma estratégia planejada, em parceria com a agência, nasceu o Programa Agiliza – Comunicação Objetiva, uma iniciativa que visava a centralização da comunicação entre as áreas internas e as lojas. A programação de horários para envio da comunicação e a utilização de um único canal para contato com as lojas trouxe uma forte mudança na cultura de comunicação para centenas de gestores e precisava ser compartilhada.

Considerando que a premissa do programa era a redução de e-mails, assim como a agilidade e objetividade propostas na campanha, a Sherlock entendeu que seria primordial criar uma forma de comunicação de acordo com a nova cultura: redução de e-mails, agilidade e linguagem objetiva.

Neste cenário, e baseada em uma pesquisa previamente aplicada, a agência propôs e criou um recurso multimídia com identidade visual característica do programa, recursos gráficos para facilitar o entendimento e uma linguagem apropriada e objetiva de acordo com o perfil do público. O vídeo, utilizado em um evento estratégico organizado por nós, apresentou o novo programa simultaneamente para centenas de gerentes. Vale ressaltar que a agilidade proposta pelo programa também estava presente durante todo o planejamento: o processo de apresentação completa do programa, benefícios e razões para a implementação (com base em pesquisas conduzidas), bem como esclarecimento de dúvidas, foi concluído em apenas 6 minutos.

A comunicação por meio de ações multimídia e marketing digital é um forte know-how da agência que pode ser aplicada na comunicação interna de sua empresa. Entenda mais sobre os nossos projetos e entre em contato conosco.

Leave a Reply

Your email address will not be published.