VISTO DE FORA: Integração digital – Virgin Atlantic

Posted by | March 04, 2015 | Cases, Visto de fora | No Comments
let it fly - virgin case 2

Virgin Atlantic: aplicativo web e mobile, tweets ao vivo e imagens do flickr. Uma experiência virtual personalizada para clientes de qualquer lugar do mundo.

Há dois meses a Virgin Atlantic lançou uma campanha global above-the-line com o mote: “Let if fly” (deixe voar). A mensagem da campanha é focada especificamente nos desejos de viagem de seus clientes, e segue alinhada a proposta das campanhas anteriores, baseadas no serviço e experiência do cliente com o voo. Produzida para TV, cinema e outdoor, a ação é composta por anúncios que promovem os destinos da Virgin Atlantic destacando as variadas experiências proporcionadas em cada um deles.

Experiência de viagem no ambiente digital

Por meio de um aplicativo para web e mobile, a marca conseguiu transportar as experiências dos seus consumidores para o ambiente digital, inspirando o seu público-alvo com filmes personalizados que geram destinos de viagem de acordo com as preferencias do cliente em potencial.

Ao acessar o “Let it fly ” o usuário é automaticamente reconhecido por sua localização (Estado/Cidade/País). Com base neste dado, o sistema propõem sugestões de malas de viagem para que o cliente escolha a que mais está de acordo com o seu desejo de destino.

De acordo com a preferência individual pelos itens de uma das opções propostas, incorporada a localização e tempo do usuário, o aplicativo gera um filme personalizado (aliando tweets ao vivo e imagens Flickr) propondo destinos, locais e atrações adequados ao gosto do usuário. Cada filme recomenda um roteiro personalizado e completo com pontos turísticos, restaurante, sugestão de pratos específicos, entre outros. Tudo isso visando proporcionar uma experiência virtual de como se passar uma tarde e/ou noite perfeita para aproveitar ao máximo seu destino.

Nosso ponto de vista:

A campanha above-the-line está cheia de matérias ricos e muito bem produzidos, mas, como acontece com qualquer campanha global, o maior desafio está na forma de personalização do conteúdo, tendo em vista que é essencial torná-lo relevante aos usuários on-line, localizados em diferentes países e territórios.

Ao oferecer um elemento interativo, que permite a seleção de itens com base no perfil e preferências do usuário, a Virgin Atlantic associa esta informação com a localização física do usuário e propõe um destino de viagem personalizado. O aplicativo apresenta um grau de personalização e relevância de conteúdo muito a frente dos geralmente vistos em grande parte das campanhas publicitárias.

Mais do que isso, a integração do sistema com os tweets ao vivo e imagens do flickr oferece de maneira imediata, vida à experiência, mostrando o que está acontecendo no local de destino naquele momento, fazendo-o parecer mais vibrante e proporcionando uma experiência genuína ao usuário. O que não seria possível na utilização de imagens e conteúdos estáticos.

Pensando no processo da conversão desta experiência em realização de negócios à marca, a campanha digital exibe rotas claras para se encontrar mais informações. A tela final permite aos usuários ver os destinos recomendados num mapa, acessar o guia da cidade e reservar voos. Há também o incentivo para compartilhar o aplicativo através mídias sociais. A campanha desafia os usuários a divulgar sua “mala pessoal” nas mídias sociais com a possibilidade de ganhar voos para o destino recomendado.

Esta campanha vale nosso destaque: altamente estratégica, claramente difundida e de alto impacto entre o seu público alvo em diversas localidades.

Leave a Reply

Your email address will not be published.